Azia que volta sempre: quando o refluxo pede endoscopia e quando não pede

Nem toda queimação precisa de endoscopia, e nem toda endoscopia normal descarta refluxo. Veja o que faz o exame entrar no plano e o que ele consegue, de fato, responder.

Responsável editorial: Dra. Ana Thereza Marzola, CRM-SP 166221 | RQE 99360 · Publicado em 02 Set 2026 · 6 min de leitura

Em resumo

Azia ocasional não exige endoscopia. O exame entra no plano em três situações: quando existem sinais de alerta, como dificuldade para engolir, vômito com sangue, perda de peso ou anemia; quando o sintoma não melhora com o tratamento inicial bem conduzido; e quando o quadro é de longa duração e o objetivo passa a ser avaliar o esôfago. Fora disso, a conduta costuma começar pela avaliação clínica e pelo tratamento, não pelo exame.

A queimação que sobe do estômago para o peito é uma das queixas mais comuns em gastroenterologia. Quando acontece de vez em quando, depois de uma refeição pesada ou de uma noite mal dormida, costuma ser só isso mesmo. O que muda a conversa é a recorrência: azia que aparece várias vezes por semana, há meses, e que já virou rotina de farmácia é doença do refluxo gastroesofágico até prova em contrário, e merece avaliação.

A pergunta que quase sempre vem junto é sobre a endoscopia. Há duas expectativas erradas e opostas circulando: a de que toda azia precisa do exame, e a de que a endoscopia normal encerra o assunto. Nenhuma das duas se sustenta, e entender por quê ajuda a não fazer exame à toa nem a adiar o que é necessário.

O que a endoscopia responde

A endoscopia digestiva alta olha o esôfago, o estômago e o início do duodeno, e permite biópsias. Ela é ótima para responder perguntas sobre lesão: existe esofagite, existe úlcera, existe alteração da mucosa que precisa ser acompanhada, existe outra causa para o sintoma que não é o refluxo.

O que ela não faz é medir refluxo. Boa parte das pessoas com refluxo sintomático tem endoscopia normal, porque o conteúdo sobe e incomoda sem deixar lesão visível. Um exame sem alterações, portanto, não significa que a queixa não existe nem que o tratamento deve parar. Significa que o esôfago está íntegro, o que é uma informação boa e diferente. Nos casos em que a dúvida persiste, existem exames específicos para medir o refluxo, e há ainda quadros de dispepsia funcional em que o incômodo é real e a investigação de imagem vem normal.

Os sinais que antecipam o exame

Existe um grupo de achados que muda a prioridade. Diante de qualquer um deles, a avaliação não espera a resposta ao tratamento.

  • Dificuldade para engolir ou sensação de comida parando no caminho
  • Dor ao engolir
  • Vômito com sangue, fezes escurecidas como piche ou anemia sem explicação
  • Perda de peso não intencional
  • Vômitos repetidos ou dificuldade progressiva de se alimentar
  • Sintoma que começa depois dos 50 anos ou história familiar de câncer do aparelho digestivo alto

Dor no peito intensa, dor que se irradia para o braço ou o queixo, falta de ar, suor frio e mal-estar súbito não são caso de investigar azia. São caso de procurar atendimento de urgência no mesmo momento, porque dor cardíaca pode se parecer com queimação.

Quando a endoscopia pode esperar

Em pessoa mais jovem, com queimação típica, sem nenhum sinal de alerta e sem uso crônico de medicações que agridem o estômago, é razoável começar pela avaliação clínica e pelo tratamento, reservando o exame para quem não responde como o esperado. Essa sequência não é economia de exame: é o reconhecimento de que a endoscopia normal, nesse perfil, dificilmente mudaria a conduta. Se o sintoma persiste apesar do tratamento bem feito, aí sim o exame passa a agregar, inclusive para diferenciar refluxo de gastrite e de outras causas.


Um ponto que costuma passar batido: o uso prolongado de medicação por conta própria é o que mais atrasa esse raciocínio. Ela alivia o sintoma, a pessoa segue tocando a vida, e a avaliação só acontece anos depois. Não se trata de demonizar o remédio, e sim de lembrar que aliviar não é o mesmo que investigar, e que a decisão sobre iniciar, manter ou suspender qualquer medicação é da consulta, nunca do balcão.

Este texto é informativo e não substitui consulta médica. A indicação de endoscopia depende do conjunto do caso, e nenhuma medicação deve ser iniciada, mantida ou interrompida por conta própria.

Como este conteúdo foi produzido: texto redigido com apoio de inteligência artificial a partir de pauta, fontes e limites definidos pela equipe de Dra. Ana Thereza Marzola (CRM-SP 166221), que responde por ele. Publicado sob responsabilidade editorial da médica; a revisão clínica, quando registrada na plataforma, aparece nesta página com a data.

Quer conversar comigo sobre esse assunto?

Atendo em São Paulo. Avalio cada caso de forma individual, com investigação funcional do aparelho digestivo e foco em resultado real.

Agendar pelo WhatsApp

Perguntas frequentes

Tomo antiácido quase todo dia e melhoro. Mesmo assim preciso avaliar?

Precisar de medicação quase todos os dias, por meses, já é motivo de avaliação, mesmo com boa resposta. O alívio recorrente diz que o refluxo está ativo, não que ele foi resolvido, e a conversa passa a ser sobre a causa e sobre a duração do tratamento.

Minha endoscopia veio normal e continuo com azia. E agora?

É uma situação frequente e não significa que a queixa é imaginária. Refluxo sem lesão visível existe e tem nome. O passo seguinte costuma ser revisar o tratamento e, conforme o caso, considerar exames que medem o refluxo em vez de olhar a mucosa.

Endoscopia normal descarta a necessidade de repetir o exame no futuro?

Não em todos os casos. Quando existe achado que pede acompanhamento, ou quando o quadro muda, a repetição pode ser indicada. O intervalo não é fixo e depende do que foi encontrado e da evolução, por isso ele é definido em consulta.

Dra. Ana Thereza Marzola: Formação e Credenciais

Médica gastroenterologista em São Paulo, com atuação em distúrbios da interação intestino-cérebro, doenças funcionais do aparelho digestivo, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, intolerâncias alimentares e doenças inflamatórias intestinais. Especialização em Doenças Funcionais e Motilidade Digestiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein e membro do GEDIIB.

Formação e atuação

  • Graduação em Medicina pela FAHESA/ITPAC (2012)
  • Residência em Clínica Médica pelo Sistema Municipal de Saúde de São Paulo
  • Residência em Gastroenterologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
  • Especialização em Doenças Funcionais e Motilidade Digestiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein
  • Membro do GEDIIB, Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil

Autoria e responsabilidade: o conteúdo desta página é publicado sob responsabilidade editorial da Dra. Ana Thereza Marzola, com as fontes consultadas listadas acima. Quando há revisão clínica registrada, a data aparece no topo da página.

Clique para agendar
Botão Whatsapp